10 Dias de Oração

Dia 1
Será que SAÚDE é apenas ausência de doença? Confira o vídeo e se prepare para essa jornada de 10 dias.
Para esta jornada, você utilizará uma ferramenta fundamental para todos os dias: ORAÇÃO!
Mesmo que você não tenha costume de orar, vamos te ajudar com isso. Mas, antes que você pense ser besteira e que isso não vai influenciar em nada, confira o que o Dr. Denis Birman fala sobre os efeitos da oração no nosso cérebro.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o link abaixo e confira um podcast com o tema: O que ciência diz sobre a oração.
https://youtu.be/ZPFNvJI8cig?si=gBalKBAjg2V7jAbD: 10 Dias de Oração
Dia 2
Confira uma receita prática e nutritiva para o seu dia 🙂
Salgadinhos, biscoitos mega recheados… Você salivou ao pensar nesses alimentos?
Apesar de saborosos, esses alimentos também estão cheios de açúcares, altos em sódio e aditivos químicos. Os ultraprocessados também são associados a diversos problemas de saúde. Isso já não é segredo, certo!?
Por isso, para que essa jornada faça diferença na sua vida, preparamos algumas dicas para substituir os ultraprocessados no seu dia a dia.
- Prefira aveia, sementes, granola e castanhas ao invés de cereais ricos em açúcar;
- Pão caseiro, ou de fermentação natural em vez de pão de forma;
- Suco de fruta ao invés de refrigerante;
- Iogurte natural (pode ser acompanhado com frutas e granola);
Sabe aquela expressão: Descasque mais e desembale menos? Faça isso durante o desafio. Evite também frituras e alimentos gordurosos. Aumente o consumo de frutas e verduras em suas refeições.
Qual a relação da comida com o nosso relacionamento com Deus? Descubra.


Dia 3
A água compõe cerca de 70% do nosso corpo e está presente em todas as células. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, transportar nutrientes, eliminar toxinas e manter a pele hidratada e saudável. Além disso, a água contribui para um melhor funcionamento do intestino, previne a formação de cálculos renais e aumenta a energia.
A água é subestimada na sua rotina? Confira mais benefícios da água em nosso corpo.
Aqui vai algumas dicas práticas para aumentar o consumo de água:
- Tenha uma garrafa de água sempre por perto.
- Não gosta muito do “sabor” da água? Adicione frutas ou ervas à água para dar sabor.
- Estabeleça metas diárias de consumo de água.
- Use aplicativos para se lembrar de beber água.
Tem dúvidas da quantidade de água que deve consumir?
Confira essa entrevista e descubra.

Dia 4
Se te dissessem que só 30 minutos por dia podem mudar como você se sente, sua energia e até seu humor, você acreditaria? Confira!
Esse treino é apenas para desafiar você a exercitar o seu corpo nesta jornada de agora, 6 dias. Mas você pode continuar... não precisa necessariamente ser em uma academia, pode ser corrida, caminhada, ou algum esporte que você goste. O importante é se exercitar, cuide do templo que Deus te deu, sua saúde vai agradecer.
Leia mais:

Dia 5
Há uma relação direta entre a quantidade de sono e a regulação do peso corporal. a falta de sono está associada a alterações nos hormônios que regulam a fome – grelina e leptina. Isso leva a um aumento do apetite e a preferência por alimentos ricos em calorias e carboidratos. (Taheri, et al., 2004).

Se você está trocando as horas de reparo físico e cerebral proporcionadas pelo sono por entretenimento via celular e demais eletrônicos, você não está saudável.
Confira as dicas para melhorar seu sono:


Dia 6
Você já ouviu falar do Vale do Silício, em São Francisco, na Califórnia? É bem provável que sim, pois de lá sai praticamente toda a tecnologia que consumimos. Startups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Meta e Google estão instaladas naquela região, com profissionais de alta tecnologia, engenheiros e cientistas.
Recentemente, uma tendência tomou conta do lugar: o jejum de dopamina, ou seja, desconectar-se dos estímulos externos a fim de reduzir os níveis de dopamina (neurotransmissor que aumenta a motivação e promove satisfação quando liberado) no cérebro.
Isso significa que não usará celular ou nenhuma outra tecnologia que possa impulsionar o sistema dopaminérgico. Normalmente, quem pratica jejum de dopamina passa tempo em meio à natureza, medita, escolhe uma dieta menos estimulante e se abstém de álcool.
As mentes brilhantes do Vale do Silício garantem que o jejum de dopamina melhora o humor, a produtividade e o foco, além de organizar o senso de prazer. Até quem produz tecnologia sabe que também é necessário se desconectar.

Saiba mais sobre o jejum de dopamina

Dia 7

Dia 8
Leia: Dicas para autocontrole

Dia 9
Leia: Técnicas de relaxamento
https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/tecnicas-de-respiracao-para-aliviar-a-ansiedade/
Você pode ter acesso a profissionais da saúde mental, de forma gratuita e sem sair de casa.
Acesse: Ouvido amigo

Dia 10
Leia: Dicas de como poupar dinheiro.
https://noticias.adventistas.org/pt/especialista-da-dicas-de-como-poupar-dinheiro
Baixe a planilha que vai ajudar no seu planejamento financeiro.
